True

Gourmet Station 

Cafetaria . Pastelaria

LOCAL

C. C. Alameda Shop & Spot, Porto

TIPOLOGIA
Café

ANO
2019

BRANDING

WDL. Brand & Retail

AMBIENTE E ARQUITECTURA
WDL. Brand & Retail


Odoo • Image and Text

PROJECTO DE AMBIENTES

A equipa WDL participou no desenvolvimento do Gourmet Station, quer em termos de identidade como em termos de concepção do espaço de loja.  O nosso atelier foi responsável pela definição e escolha dos materiais e pela organização do espaço. O objetivo foi tentar transmitir a ideia de elegância e conforto, num espaço moderno, porém familiar. 

O Gourmet Station define-se como um espaço que apesar de simples, transmite elegância e contemporaneidade. Apresenta um conceito que promete disponibilizar aos seus clientes especialidades gourmet de forma acessível. 

Trata-se de uma versão modernizada de pastelaria, que exterioriza um maior nível de sofisticação aos seus visitantes. A sua ementa abrange as mais diversas ofertas para proporcionar um agradável pequeno-almoço e lanche com um conjunto de produtos frescos e com qualidade acima da média. Como o objetivo é apresentar uma oferta para todo o tipo de refeições, o Gourmet Station apresenta também uma lista de menus distintos e diversificados para que os clientes tenham intenção de frequentar o espaço para um almoço ou jantar gourmet, de forma mais casual. 

O espaço pretende demonstrar que é possível uma refeição mais premium e elaborada num ambiente de shopping. Desta forma foi pensado um balcão que transmite simplicidade, com uma montra que exibe a variedade de produtos disponíveis. O espaço foi desenvolvido com o intuito de convidar visualmente os visitantes a experimentar uma refeição num espaço gourmet moderno e urbano. 


 

Recorreu-se a uma estrutura de suporte metálica que confere ar de modernidade pela estrutura em si e pela elegância do material escolhido. As molduras dos menuboards estão, tal como as estantes, numa madeira de tom médio e rico que faz lembrar chocolate. Este tom encontra-se presente nas madeiras, nas molduras, nas prateleiras ao fundo da loja, indo de encontro à cor do metal. 

Todas as cores utilizadas na concepção do espaço apresentam-se em sintonia. O azul escolhido é uma cor moderna e rica de alta saturação e é um destaque no meio do bege, a cor neutra que envolve o espaço. Desta forma o azul define-se como um apontamento de força, embora seja exposto de forma subtil e pontual. Podemos encontrar o tom azul apenas no teto e no revestimento de balcão. Todo o resto do espaço é envolvido numa cor neutra que transmite paz e tranquilidade. Para além do azul, o verde encontra-se igualmente presente, com plantas que percorrem a estrutura metálica, o que acrescenta ao ambiente um elemento orgânico de cor viva. 

O espaço compreende luminárias simples, mas elegantes. As paredes dispõem de um revestimento próprio que se define como uma estrutura longitudinal acentuadamente gráfica, com forte efeito tridimensional. O balcão possui um revestimento em cerâmico vidrado, em forma de escama de peixe, com um tom azul petróleo e que acrescenta algo mais ao espaço.

PROJECTO DE COMUNICAÇÃO

A equipa WDL desenvolveu também toda a linha de comunicação do espaço e do seu respectivo conceito. Deu auxílio no processo de naming que originou o nome Gourmet Station, um nome que está bastante adequado à localização do espaço. Foi igualmente responsável pela criação do logotipo e pelos restantes elementos de comunicação. 

O logotipo foi desenvolvido de forma a procurar a simplificação do tipo de letra com o intuito de ser acessível a todos. O tipo de letra em si, é vintage e remete para art déco na sua vertente mais geométrica. O logo recorre a um pequeno apontamento de um grão de café estilizado enquanto elemento utilizado para fazer a divisão das palavras. Resumidamente, trata-se de um logotipo simples, com um tipo de letra alto e condensado.

 

A força da comunicação está na tipografia escolhida, é elegante, vanguardista e com ângulos inesperados.  A par do tipo de letra, as peças gráficas vivem muito da força das imagens, simples mas cuidadas com produtos apetecíveis, fotografadas sob fundos neutros e com textura. 

A comunicação é muito neutra em termos de cor, recorrendo maioritariamente ao branco e ao cinza, devido à elegância da letra dispensar outras tonalidades. Na comunicação encontram-se apontamentos de azul que passaram do ambiente para a comunicação, mas utilizado de forma muito suave e pontual. 

To install this Web App in your iPhone/iPad press and then Add to Home Screen.