FPA
Federação de Andebol de
Portugal
Federação Portuguesa de Andebol
WDL. Brand & Retail
ANO
2012
IDENTIDADE
A federação de andebol de portugal foi fundada em 1 de Maio de 1939.
O andebol está no topo das modalidades e é uma referência a nível nacional e internacional. A presença regular do andebol português nas mais importantes actividades internacionais atrai mais público e provoca um crescendo de audiências.
VALORES
NACIONALIDADE
A clara distinção e identificação da nacionalidade de uma entidade oficial é essencial, sobretudo ao nível das representações internacionais, pelo que o uso dos símbolos nacionais na identidade é fundamental.
CREDIBILIDADE
Os aspectos gráficos associados às diferentes federações nacionais devem passar os ideais de isenção, rigor e credibilidade da entidade enquanto órgão de gestão da modalidade que representa.
NACIONALIDADE
O Andebol enquanto modalidade, representada por esta federação, deve ser uma componente fundamental da identidade gráfica, devendo por isso os valores que o caracterizam (dinamismo, movimento, texturas, etc) estar claramente representados.
EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO
Os vários estudos e evoluções do Logotipo foram no sentido de conseguir representar de forma a que este elemento realce o dinamismo e força que caracterizam o Andebol, apresentando-se orgânica e fluída, com linhas inspiradas na posição de um jogador no momento de remate à baliza. Para reforçar a ligação ao desporto a textura de uma bola de andebol é subtilmente integrada com os restantes elementos.
O uso das cores da bandeira, e o recurso ao símbolo do escudo nacional, contextualizam imediatamente a entidade enquanto uma organização oficial portuguesa, rigorosa e imparcial.
Para além da Identidade da própria Federação de Andebol de Portugal, o atelier de design da WDL desenvolveu a identidade do conjunto de campeonatos de andebol (Campeonato Nacional e 1ª Divisão Femina e suas respectivas taças (Taça de Portugal e Supertaça), tal como foi responsável pelo branding do Campeonato da Europa de Andebol Feminino de Sub-19 em 2015 em Portugal.
Foi criado toda uma linha de comunicação para a FPA composta por cartões de visita, papéis de carta, envelopes, cartões de andebol fan e CIPA, galhardetes, pastas A4, pins, flyers, telas, t-shirts, roll ups e boletins de jogo.
A WDL esteve igualmente envolvida na elaboração de apresentações a sponsors e à imprensa sobre o rebranding da FPA, tal como apresentações sobre Andebol de Praia e Andebol 4Kids.
Para uma comunicação mais orientada para o digital, foi construído um revigorado e modernizado layout para o novo website da Federação, de acordo com o rebranding efetuado.
To install this Web App in your iPhone/iPad press and then Add to Home Screen.