True

Azure

South European Food 

Odoo • Image and Text


LOCAL

Faculdade NOVA SBE, Carcavelos

TIPOLOGIA
Restaurante

ANO
2018

BRANDING

WDL. Brand & Retail

AMBIENTE E ARQUITECTURA
WDL. Brand & Retail

A convite da faculdade NOVA SBE em colaboração com o nosso cliente, foi desenvolvido pelo nosso atelier de design, um novo conceito de raiz para o Piso 3 do  Campus de Carcavelos.

O projecto incluiu a definição de todas as facetas do novo conceito, em que a WDL foi responsável pelo processo de branding, ao tratar toda a identidade visual da marca Azure, bem como o seu nome e logotipo, pela concepção do espaço e ambiente e pelo desenvolvimento de toda a linha de comunicação do restaurante.

O conceito apresenta-se como um restaurante de prestígio, que transmite a união entre a cozinha de autor mediterrânea contemporânea e um ambiente de mar, com uma vista panorâmica privilegiada sobre o Oceano Atlântico, tudo isto numa envolvência rica, moderna e relaxante. 

A concepção deste conceito passou pelo enfoque na criação de um espaço único, clássico, com personalidade e alma contemporânea, com raízes na temática marítima e no beach lifestyle, sendo ao mesmo tempo requintado e acolhedor.

Este espaço foi pensado para que os visitantes possam desfrutar de uma experiência marcante, usufruindo do valor paisagístico da localização privilegiada, que retém neste espaço uma demarcada importância.

Para além da riqueza geográfica, o restaurante dispõe ainda de um conjunto de características tais como a alargada carta de vinhos, nacionais e internacionais, a qualidade dos seus pratos e a diversificação e rotação dos sabores disponíveis, que juntos são uma mais valia que convidam a novas experiências gastronómicas.

Ao construir a Identidade, foi escolhido o nome Azure por se tratar de uma tonalidade de azul comparável à cor do céu num dia claro e brilhante, o chamado azul celeste. A etimologia da palavra "azure" vem do persa, que se refere ao local da principal fonte de lápis lazúli, uma pedra semipreciosa com a cor azul intensa.

A identidade tem uma carga visual associada a referências marítimas, como a cor azul, que reflete a tranquilidade, serenidade e harmonia; em conjugação com as texturas do fundo do mar, às escamas e à ondulação.

Para transmitir a sobriedade que pretende, mas sem sobrepor aos restantes elementos marítimos da identidade, foi desenvolvido um logotipo simples, só com tipografia, igualmente inspirado na principal mais valia do espaço, a sua posição geográfica e vista prestigiaste para o Oceano Atlântico. 

De acordo com os elementos característicos da identidade e com o objectivo de promover e divulgar a marca Azure e os seus produtos, a WDL desenvolveu a linha de comunicação do restaurante, ao produzir e implementar os seus cartões de visita, ardósias, ementas, flyers, posters e vinis. 

Relativamente ao projecto de arquitectura e ambiente, na concepção do espaço e design de interiores, a abordagem cromática recai igualmente na influência do Oceano Atlântico enquanto elemento de destaque, assumindo as tonalidades frias e pouco saturadas dos cinzas, azuis pálidos ou azuis escuros esverdeados.

Para apresentar um espaço que transmita uma sensação de harmonia, foram seleccionados materiais nobres, robustos, com texturas convidativas e de elevada qualidade, com características marcadamente sóbrias e elegantes, conseguindo criar um ambiente agradável e sofisticado que remete para uma arquitectura contemporânea e sofisticada.

A organização dos componentes espaciais, equipamentos e mobiliário primam pela simplicidade e a fluidez, características marcantes evidenciadas pela conjugação de cores claras, madeiras naturais, aliadas à cor predominante no espaço, o azul intenso. Uma cor rica e saturada que, pelas suas características, e em harmonização com materiais nobres, como o cobre e o mármore, evidencia requinte e elegância.

To install this Web App in your iPhone/iPad press and then Add to Home Screen.